Buscar
  • Idema

Idema auxilia na construção de Ambu, dispositivo de automatização para respiradores manuais da UFSM.


O dispositivo de automatização de respiradores manuais chamado Ambu, tem como objetivo substituir o esforço físico e reduzir a exposição da equipe de saúde frente ao Covid-19.

A primeira versão foi desenvolvida por pesquisadores com materiais disponíveis em suas casas em virtude do isolamento social. Após a equipe realizar inúmeros testes, foi possível concluir que era viável construir e aperfeiçoar o dispositivo. A FATEC se prontificou a financiar com recursos próprios a compra dos componentes eletrônicos necessários para montar estes dois protótipos.

A UFSM com o apoio da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) comprou rapidamente um ventilometro para medir o volume gerado pelos Ambus.

O grupo Lauduz abraçou a iniciativa e conseguiu o empréstimo de diversos equipamentos para facilitar a construção dos protótipos.

A empresa Idema se prontificou em refazer o projeto metálico, ceder as peças necessárias e montar toda a estrutura metálica dos dois protótipos.

Os testes com os protótipos começaram a ser realizados no no Hospital Veterinário Universitário da UFSM e no Laboratório de Simulação Respiratória da UFN.


Confira a notícia na íntegra:

http://balair.inf.ufsm.br/?page_id=179


0 visualização

Av. Prefeito Evandro Behr, Nº 5200 - RS 509 - Santa Maria - RS

Tel: +55 55 3025 8500